terça-feira, 29 de maio de 2012

Relatório I Seminário sobre Alimentos e Manifestações Culturais Tradicionais


Nos dias 21,22 e 23 de Maio aconteceu o I Seminário sobre Alimentos e Manifestações Culturais Tradicionais, sendo organizado pelo Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Alimentos e Manifestações Culturais Tradicionais (GRUPAM/UFS); coordenado pela Prof. Dra. Sônia de Souza Mendonça Menezes (DGE/UFS); sendo composta a comissão organizadora pelos professores Dr. Antônio Lindvaldo Sousa (DHI/UFS), Dra. Rosana Eduardo Silva Leal (NTU/UFS), Doutorando Christian Jean Boudou (DGE/UFS) e a Eng. de Alimentos Doutoranda Fabiana Thomé da Cruz (PGDR/UFRGS).

Este evento teve por finalidade refletir sobre os desafios de manter tradições alimentares e outras manifestações culturais na contemporaneidade. Sendo discutido o papel da pesquisa e do ensino nesses campos, valorizando essas temáticas e compreendendo estas, como essenciais nas ultimas décadas.
(fonte: acervo pessoal)

No primeiro dia do seminário, entre as 17h e as 18h30, foi aberto o espaço para o credenciamento e possíveis inscrições. A partir das 19h teve início ao evento, com abertura e a conferência. Tendo como conferencista a Prof. Dra. Ellen Fensterseifer Woortmann (UNB) com o Tema: “O papel da pesquisa e do ensino na valorização dos alimentos e demais manifestações culturais tradicionais na contemporaneidade”. Ao final da conferencia teve apresentação de um grupo de Reisado e um coquetel.
(fonte: acervo pessoal)

No segundo dia, pela manhã, foi realizada uma Mesa Redonda, com o tema “O alimento como manifestação cultural e reprodução social e econômica nos territórios”. Esta foi coordenada pelo Prof. Dr. Antônio Lindvaldo Sousa e teve como integrantes da mesa Fabiana Thomé da Cruz (engenheira de alimentos), Luzineide Carvalho Dourado, (Dra. em Geografia) e  Maria de Fátima Farias de Lima (mestre em Sociologia). Foram discutidos na mesa pontos como: valorização dos alimentos tradicionais, ritual do fazer, o significado como patrimônio imaterial, o que salvaguardar, preparação (embalagem e conversação) entre outros pontos.

No ultimo dia, pela manhã, foi realizada outra Mesa Redonda, com o tema “As políticas e os movimentos de valorização das manifestações culturais no Brasil”. Esta foi coordenada pelo Prof. Doutorando Christian Jean Boudou e teve como integrantes da mesa Maria Augusta Mundim Vargas (Dra. em Geografia), Claúdia Maria Vasques (Representante do IPHAN), Cênia Sales (Líder do Movimento Slow Food), e Rosangela Pezza Cintrão (Membro do Slow Food – Doutoranda em Desenvolvimento Agricultura e Sociedade CPDA- UFRRJ). Dourado, (Dra. em Geografia) e  Maria de Fátima Farias de Lima (mestre em Sociologia). Foram discutidos na mesa pontos como: preservação e proteção do patrimônio cultural brasileiro, através de políticas públicas; ações realizada pelo IPHAN visando a valorização de bens culturais considerados referenciais para comunidade; organização eco-gastronômica internacional entre outros. E no final deste mesmo dia houve a Sessão de Encerramento do Seminário, realizada no auditório da ADUFS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário