domingo, 16 de outubro de 2011

As primeiras décadas do século XX - Mudanças e modernidade

Foto da Rua Olímpio Campos em 1907
(fonte: http://www.aracaju.se.gov.br/154anos/index.php)


Desde a fundação de Aracaju, no governado de Inácio Barbosa, surgia a ideia de construir em Sergipe um núcleo urbano moderno. No inicio do século XX, o Estado já apresentava seu discurso modernizador nos jornais da época.
            O Estado de Sergipe deixa claro que Aracaju teve uma infância difícil, com casas de palhas e diversas epidemias, mas venceu, pois nas primeiras décadas do século XX, ela já vestia uma roupa nova, superando a imagem de cidade cheia de pântanos e lagoas. Inauguravam-se praças públicas, equipamentos urbanos (energia elétrica, bonde, etc.), faziam aterros de lagoas e desbastamento de morros. E inaugurava-se também a Escola de Aprendizes e Artífices no nosso Estado.
            No início da década de 1910, muitas famílias ricas passaram a se estabelecer na capital sergipana. Com a vinda da nova burguesia a vida aracajuana passou a se modificar.  Essa mudança contribuiu para fomentar melhorias no aspecto físico da cidade.

Referências:

SOUSA, Antônio Lindvaldo. “Ave branca que voa dos Pântanos para o azul...”: As Elites e o Projeto modernizador de Aracaju nas décadas de 1910 a 1930. Temas de História de Sergipe II. São Cristóvão: UFS, CESAD, 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário